Tempo: invista o seu corretamente e realize mais

Tempo: invista o seu corretamente e realize mais

Muitas pessoas falam da correria que estamos vivendo, que não se tem tempo para mais nada além de trabalhar. Não se tem mais tempo para a família e nem mesmo para cuidar da própria saúde. Será mesmo? Por que existem pessoas muito ocupadas, mas que conseguem ainda tempo para ter uma boa qualidade de vida?

A resposta não é tão simples, porém com uma boa metodologia é possível otimizar o tempo. Estamos falando do uso dos quadrantes do tempo, ou seja:

– Fazer primeiro o que é urgente e importante;
– Em seguida, o que é importante, mas não urgente;
– Depois o que é urgente, mas não tão importante;
– E, por fim, se sobrar tempo, fazer coisas que não são nem urgentes e nem importantes.

Os dois primeiro são os quadrantes da eficiência e da eficácia, aquelas atividades que rendem recursos e que dizem respeito às conquistas. O terceiro e o quarto são relacionados ao desperdício e às perdas. O que percebemos é que muitas pessoas investem muito tempo nos quadrantes 3 e 4 por uma simples falta de panejamento, que consiste em listar as atividades da semana e organizar dentro deste quadro. Mas é preciso ser honesto e listar todas as atividades para avaliarmos quanto tempo poderíamos ganhar para aquelas de maior relevância.

Planejamento

A orientação é que este planejamento seja feito no início da semana e, ao final dela, seja feita uma marcação nas atividades realizadas para medirmos a eficiência do processo. Assim, você verá que em pouco tempo é possível ter mais tempo disponível, inclusive para cuidarmos de nós mesmos.

Thiago Amadigi
thiago@bstorytelling.com.br
No Comments

Post A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.